Onde descartar a vela do filtro de barro? No orgânico ou reciclável? Na verdade, em nenhum dos dois! Essa resposta envolve muitas coisas mas, de forma prática e idealmente, deveríamos fazer o seguinte:
Separar as partes plásticas para a reciclagem
O carvão ativado, presente no interior da grande maioria das velas, pode ser usado como adubo na terra ou em plantas
A base cerâmica, encaminhar para uma área de resíduos de construção civil
*Informações repassadas pelo fabricante, Cerâmica Stefania.
Sim, separar a parte plástica demanda uma certa habilidade.
Entendemos que pequenos plásticos muitas vezes não são reciclados.
E não é todo mundo que tem uma caçamba de construção civil à disposição.
A gente sabe.
Mas enquanto a solução correta não existe, esse seria o melhor protocolo. E qual seria a solução correta? Que a empresa que produz recolhesse as velas usadas por meio de lojas revendedoras, por exemplo – e garantisse a reciclagem, reaproveitamento e destinação das partes. Infelizmente a logística reversa não é uma realidade para esse produto, mas precisamos cobrar que seja.
Fazemos isso por aqui. Questionamos por meio do SAC, das redes sociais, por meio de quem nos atende e incentivamos você a fazer o mesmo. Essa é uma forma poderosa de cobrar melhorias.
Acreditamos que o filtro de barro é a melhor solução para ter água mais limpa hoje em dia (veja todos os atributos dele aqui). Mas pode ser melhor e podemos contribuir para isso.
E, claro, você pode reaproveitar sua vela e fazer um belo vasinho para suculentas, por exemplo. Essa da foto recebeu um tecido pra deixá-la mais alegre. Reaproveitar e resignificar objetos é sempre uma boa opção!
Ficou interessado no filtro? Vem ver as opções que temos aqui!
Que ideia boa!!
Adorei!
feliz que gostou! 🙂
E quanto aos filtros que possuem prata coloidal? Ao “desmembrar” o filtro para reciclagem, como diferenciá-la do carvão? A prata pode facilmente poluir a terra e o lençol freático. Concordo que devemos pressionar as empresas a recolher esses itens para descarte apropriado. Especialmente os que contém metais pesados.
obrigada pelo seu comentário, Luciana. Já questionamos o fabricante sobre isso e eles nos garantiram que a quantidade de prata é muito pequena e não contaminaria o solo. Cobramos laudos, mas ainda não tivemos retorno.