filtro de barro

12 dúvidas sobre o filtro de barro São João

4 de agosto de 2019 52 Por admin
  1. O que é uma camada branca que se forma do lado de fora do filtro de barro?
    Essa camada branca, muito confundida com bolor, chama-se eflorescência e ocorre em função da porosidade da cerâmica. Durante o processo de filtragem, uma parte da água evapora e os sais minerais contidos nela permanecem do lado de fora do filtro. Quanto mais sais minerais presentes na água, mais eflorescência aparecerá no filtro. Porém, isso é normal e não traz nenhum risco à saúde. Para retirar essa eflorescência, basta limpar o filtro frequentemente com água e as próprias mãos ou um pano úmido limpo. Lembrando que não se pode utilizar nenhum tipo de sabão, detergente ou qualquer outro produto, mesmo que natural, pois os mesmos podem comprometer o bom funcionamento do filtro e alterar o gosto da água.
  2. O que causa pontos verdes ou pretos na cerâmica do filtro?
    Esses pontos podem aparecer por alguns motivos, como problemas na higienização, exposição excessivo do filtro ao sol e a presença de algas na água. A boa notícia é que estes pontos geralmente não oferecem riscos à saúde, pois não passam pela parede cerâmica da vela que retém as partículas. Já os pontos pretos podem ser provenientes de minerais como Ferro, presente na composição da argila, ou do Manganês, do tratamento da água. Ambos também não apresentam nenhum risco à saúde. Porém, infelizmente, ficam impregnados na cerâmica e não é possível retirar.
  3. O que são partículas pretas na parte debaixo do filtro de barro?
    Com as Velas Declorante, Esterilizante e nas Velas de Pressão da marca Stéfani é normal aparecer alguns grãos de carvão ativado no reservatório inferior do filtro. Isso acontece porque o carvão das velas é granular e, eventualmente, alguns pedaços pequenos se desprendem com os primeiros litros de água filtrada. Esse fenômeno é totalmente normal e não prejudicial à saúde.
  4. Com que frequência deve ser feita a limpeza do filtro de barro?
    A limpeza interna deve ser feita regularmente, em média, a cada 15 dias. É preciso esgotar a água, retirar as partes e colocar em água corrente com o auxílio das mãos, de uma esponja ou pano limpo. Porém, essa frequência pode variar de acordo com a qualidade da água que é colocada no filtro. Na parte externa, é recomendado fazer uma limpeza rápida com pano úmido semanalmente ou sempre que se julgar necessário. Lembrando que não se recomenda utilizar nenhum produto na limpeza do filtro, mesmo que natural, para não comprometer o bom funcionamento do filtro e, consequentemente, a qualidade da água.
  5. Como o filtro de barro purifica a água?
    Nos filtros com vela esterelizante acontece em três etapas:
    Primeira: a água entra em contato com a parede filtrante de material cerâmico microporoso, que retêm partí­culas sólidas e impurezas.
    Segunda: a camada interna de prata coloidal esteriliza a água, deixando-a livre de bactérias.
    Terceira: a água entra em contato com o carvão ativado que garante alta eficiência na redução dos odores, sabores e cloro, deixando-a cristalina e saudável para o consumo.
    Nos filtros equipados com Vela Declorante (dupla ação), há somente a primeira e terceira etapas. Com Vela Tradicional, somente a primeira.
  6. Algum filtro São João é eficiente na remoção de metais pesados?
    Estudos recentes já indicam a redução de alguns metais pesados, como o Chumbo.
  7. Alguma vela do filtro São João altera o pH da água?
    Não. Nenhum filtro São João altera o pH da água.
  8. Com que frequência a vela deve ser trocada?
    A vida útil da vela vai depender da quantidade e da qualidade da água que está sendo filtrada. Assim, quanto maior for o grau de contaminação e a exigência da vela, menor será sua vida útil. Mas, em média, tem duração de seis meses. No entanto, vale ficar atento à alterações no gosto da água e no próprio aspecto visual da vela.
  9. Como deve ser feita a limpeza da vela do filtro de barro? E com que frequência?
    A limpeza deve ser feita semanalmente com as mãos ou com uma esponja suave (recomendamos uma bucha vegetal específica para isso), sem usar qualquer tipo de produto. Ela ainda deve ser mantida em posição vertical, para não entrar água contaminada em seu interior.
  10. É normal sentir gosto de barro na água já filtrada?
    Sim. A água filtrada em filtros de barro apresenta sabor similar a sua matéria prima nas primeiras filtragens, o que até agrada muita gente. De qualquer forma, essa característica não compromete a qualidade da água e diminui gradativamente com o tempo.
  11. Minha vela é nova e não está filtrando, o que posso fazer?
    Se sua vela contém carvão ativado é possível que algum grânulo esteja atrapalhando a passagem da água. Retire a vela do filtro e agite um pouco, a fim que os grânulos se acomodem no lugar. Se mesmo assim não funcionar, entre em contato com a Cerâmica Stefani. A vela tem garantia de seis meses e é preciso apresentar o cupom fiscal de compra.
  12. Meu filtro está vazando pela torneira. Como arrumar?
    Se você acabou de instalar seu filtro, verifique se as arruelas de silicone para vedação estão instaladas na parte interna e externa do filtro, conforme manual. Também é preciso apertar bem, afim de uma boa vedação. Se o seu filtro já estava em uso, a sugestão é desinstalar e instalar novamente, pois a vedação pode ter saído do lugar. Se nada disso funcionar, entre em contato com a Cerâmica Stefani para realizar a troca da torneira, que pode ter quebrado. A peça tem garantia de um ano e é preciso apresentar o cupom fiscal de compra.

    Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente aqui nos comentários.