tinta natural

Receitas de tintas naturais

25 de setembro de 2020 0 Por admin

Quem já se aventurou com tintas naturais, especialmente com crianças, sabe que a diversão e a surpresa são garantidas. De beterraba, de espinafre, da água do molho do feijão, de terra, do açafrão! A natureza oferece uma infinidade de possibilidades para explorarmos esses pigmentos. E a gente quer compartilhar algumas dessas receitas com vocês, como sugestão de brincadeira com os pequenos.

A descoberta desse processo é, acima de tudo, uma forma rica de resgatarmos a forma como as tintas surgiram – afinal, não foi do nada que elas apareceram na prateleira. Tudo começou observando a natureza, desde o homem das cavernas que explorava os diferentes tipos de solo e o carvão para seus desenhos.

Então aqui vão algumas receitas de tintas naturais que a gente adora. Não tem medidas exatas, você pode descobrir e aprender diferentes tonalidades e intensidades de acordo com as quantidades utilizadas.

TINTA AMARELA: ferva cerca de 2 colheres de cúrcuma em pó em 2 copos de água por cinco minutos. Coe e deixe esfriar. Se utilizar a cúrcuma fresca, não é necessário coar.

TINTA ROXA: utilize a água do cozimento da beterraba. Reduza o volume em fogo baixo por alguns minutos para deixar o pigmento mais concentrado.

TINTA CINZA: (com variações para rosa e verde): use a água do demolho do feijão preto. Adicione uma colher de farinha de trigo ou amido de amido e reduza por alguns minutos em fogo baixo para deixar o pigmento mais concentrado. Depois de aplicada a tinta no papel, experimente borrifar vinagre por cima – e o rosa irá se revelar! Ou então, bicarbonato de sódio com água – o verde irá aparecer. Um encanto só!
Essa receita é da Marina Maia, do perfil @marinasimplifica no Instragram.

MARROM: colete diferentes tipos de solo. Quanto mais variedade, melhor. Passe a terra na peneira e, depois, adicione água até formar uma pasta.

Em todas as receitas é possível adicionar cola branca ao final do processo. Ela ajuda a deixar a cor mais intensa e facilita a aplicação. Não é um passo fundamental, fica a sua escolha!

Divirtam-se explorando diferentes tons com outros alimentos, flores e folhas. E se desejar postar sua aventura, marque a gente para que possamos ver! @bemintegralconsumoconsciente