É preciso mesmo deixar os grãos de molho?

25 de agosto de 2020 0 Por admin

Grande parte dos grãos contém Fitato, um inibidor enzimático. Como os grãos integrais não são previamente processados ou fermentados, este ácido está presente nos grãos. O fitato é considerado um fator antinutricional, pois dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo.
Deixando os grãos de molho, enzimas e outras substâncias presentes
conseguem neutralizar o Fitato, fazendo com que as suas proteínas, vitaminas e minerais sejam melhor absorvidas pelo organismo.
Deixar os grãos de molho também aliviam muito aquela sensação de estufamento abdominal e formação de gases. Em questão de cozimento, os
grãos cozinham bem mais rápido!


COMO DEIXAR OS GRÃOS DE MOLHO?
Deixar os grãos de molho é bem tranquilo: Em uma bacia, cubra os grãos com água filtrada (deixo uns 4 dedos de água acima do grão) com algumas gotinhas de limão por aproximadamente 8 horas, trocar a água e deixar por pelo menos mais 8 horas.
O tempo pode variar de grão para grão. Em geral esse tempo pode ser aplicado para grão de bico e feijões. Grãos como lentilha por exemplo, podem ser feitos em menos tempo cada remolho.

Por Patrícia Soneh – Nutricionista CRN8 5626

@nutri.patipate