Dúvidas frequentes sobre compostagem doméstica
5 de novembro de 2019
A composteira pode deixar mal cheiro ou atrair bichos?
Fazendo o manejo da forma correta, a composteira não deixará mal cheiro ou atrairá bichos. É normal que insetos pequenos apareçam na camada superior, pois são decompositores que fazem parte do ecossistema. Mas nada que gere uma infestação ou cause mal cheiro no ambiente. Da mesma forma, o composto sólido e o composto líquido não tem cheiro algum.
Como deve ser o manejo no dia a dia para evitar problemas?
Dois pontos são fundamentais para a boa manutenção da composteira doméstica: respeitar a indicação do tipo de resíduo que deve ser colocado e sempre cobrir a camada de resíduo orgânico com matéria seca, que pode ser folha, palha, serragem (de madeira sem tratamento) e até papelão picado (sem cola ou tinta).
O que não pode ser colocado na composteira doméstica?
Essa pergunta gera respostas controversas, pois há até quem defenda que tudo pode ser compostado. O ponto é que alguns resíduos demoram muito tempo para se decompor, como carne, derivados de leite e casca de cítricos, o que deixa o processo mais lento e pode atrair bichos ou causar mal cheiro. Fezes (inclusive animal) ou papel higiênico usado também não são indicadas pois podem contaminar o processo.
Onde é o melhor lugar para deixar a composteira?
Um local ventilado, ao abrigo da chuva, com luz e que não tenha incidência direta de sol por muito tempo. As composteiras Humi, por exemplo, são projetadas para que seja possível tê-las, inclusive, dentro de apartamentos.
Tem minhocas fugindo da minha composteira quando abro a tampa. O que fazer?
Algum resíduo pode ter incomodado as minhocas, como excesso de temperos (pimenta é sempre um bom motivo). Você pode recolher as minhocas e tentar corrigir o processo, colocando mais resíduo neutro e matéria seca na sequência. Pouca umidade também pode ser um motivo. Nesse caso, busque colocar alimentos com mais água.
Tem muitas mosquinhas na minha composteira. O que posso estar fazendo de errado?
É provável que sua composteira esteja com excesso de umidade. Cubra com mais matéria seca que de costume e certifique-se que o resíduo líquido está sendo esgotado com frequência.
E se eu viajar e deixar de colocar o resíduo, as minhocas vão morrer?
Deixando uma quantidade razoável de comida para as minhocas, elas sobrevivem por algumas semanas sem problemas. O tempo exato vai depender do tamanho da composteira e da quantidade de resíduo, mas é possível estimar uma média de 2 meses.
Posso fazer a compostagem sem minhocas?
É possível, mas o processo será muito mais lento.
Em quanto tempo terei composto pronto para usar como adubo?
O tempo de transformação do resíduo em composto irá depender de alguns fatores, como o tipo de resíduo que é colocado na composteira. Maior quantidade de frutas, por exemplo, irá gerar composto líquido mais rápido. Mas, em média, estima-se que a partir de 2 meses já é possível ter composto sólido e líquido.
Tem mais dúvidas ou quer agregar no conteúdo? Escreva nos comentários!
Conheça as opções de composteiras que temos na loja: Humi, da Morada da Floresta, feita a partir de Tetrapak reciclado, e Simbiose, produzida por um coletivo de jovens curitibanos que utilizam baldes de plástico pós-consumo para a construção de composteiras artesanais.