Absorventes de pano são seguros?
3 de junho de 2019Há quem torça o nariz ou pergunte se voltamos no tempo, mas a realidade é que cada vez mais pessoas descobrem os inúmeros benefícios dessa versão reutilizável de absorvente. Confortáveis, seguros, ecológicos e modernos – assim eles são. Listamos aqui as 10 perguntas mais frequentes sobre os absorventes de pano que recebemos na loja.
1. Como lavar os absorventes de pano?
Para tirar o excesso de sangue, sugere-se deixar de molho em água fria por algumas horas. Há quem prefira fazer isso no banho também. Depois é possível levar na máquina, com sabão neutro, ou na mão. Na mão, a limpeza fica bem eficiente com a ajuda do sabão de coco em barra. Para as manchas mais persistentes, dá pra contar com a ajuda da água oxigenada 10 volumes, que é biodegradável.
2. Dá para lavar e secar os absorventes de pano na máquina ?
Lavar, sim. Mas secar, não, pois pode danificar o tecido e prejudicar a capacidade de absorção. Pelo mesmo motivo, não se recomenda passar ferro quente.
3. Quantos absorventes de pano preciso ter?
Isso varia muito de acordo com o ciclo, fluxo, frequência de troca e lavagem por exemplo. Mas, estima-se, que para um uso exclusivo dos absorventes de pano 10 unidades sejam suficientes.
4. Absorvente de pano vaza? É seguro?
Absorventes de pano de boa qualidade são tão eficientes quanto as versões descartáveis, pode acreditar. Ou seja, podem vazar se estiverem mal ajustados na calcinha ou se passar muito o tempo para troca, por exemplo. Mas, via de regra, são supereficientes e não vazam, não.
5. Qual deve ser a frequência de troca do absorvente de pano?
Em média, as versões de pano absorvem até 8 horas de fluxo leve a moderado e até 4 horas de fluxo intenso. A frequência de trocas se assemelha à frequência dos descartáveis. O importante é você observar a intensidade do fluxo e determinar a frequência de trocas ideal pra você.
6. Absorvente de pano não deixa cheiro ruim?
Não, muito pelo contrário. O mau cheiro, na grande maioria dos casos, é causado pelo contato do sangue com os componentes sintéticos das versões descartáveis. E, pra piorar, o plástico prejudica a respiração da região íntima. O único cheiro presente é o do Ferro, característico do sangue menstrual.
7. Qual é a diferença entre os tamanhos de absorvente de pano?
P: protetor diário e fluxo baixo
M: fluxo médio e forte
G: noturno e pós-parto
8. Absorvente de pano é muito quente?
Essa é uma dúvida bastante frequente de quem nunca usou. Mas não é quente, pode acreditar. O tecido permite uma proteção respirável e muito confortável.
9. Qual é a vida útil de um absorvente de pano?
Seguindo as orientações de limpeza e conservação, estima-se que seja de 5 anos, o que corresponde a 60 ciclos menstruais.
10. Posso usar o absorvente de pano combinado com o coletor menstrual?
Com certeza. Algumas pessoas que utilizam coletor gostam de usar o absorvente de pano no começo ou final do ciclo, por exemplo.
Tem outra dúvida? Manda pra gente aqui nos comentários 😉
Tenho absorventes feitos por mim, de toalha e tecido de algodão, pode utilizar ferro de passar neles, ou pode ser igualmente prejudicial secar dessa maneira?
Oi, Evie. Acredito que deixe o tecido muito seco.